01/07/2011

Heverson com sua FC /Keahana na Indonesia
































O Cearense Heverson Costa conta um pouco da sua viajem pela Indonésia com suas Pranchas FC Surfboards / Keahana.

DESERT POINT E KERAMAS

Com a iminência de um bom swell pegamos a pilha do pernambucano Hugo do Warung Brasil, big rider residente há mais de 20 anos por aqui e fomos em sua companhia para ilha de Lombok, surfar Desrt Point. Os pro surfers Adilton Mariano, Tiago de Sousa, o fotógrafo profissional Everton Luis e o próprio Hugo nunca mediram palavras para afirmar que é a melhor esquerda do mundo.

Direção do swell de sul, tamanho de 3 metros e período de 16 segundos estavam previsto para final de tarde do primeiro dia. Chegamos em Desert pela manha e no final da tarde as condições já eram de 4 a 5 pés alucinante. Na água havia um crowd, os balineses eram os melhores, mas surfar com Taj Burrow, Joel Parkinson, Kalani Chapman, Shawn Bryllei e outros do time da Billabong foi assistir à um espetáculo único e inspirador.

O segundo dia foi o melhor com o swell já consolidado e todas as condições favoráveis. Caimos na agua na madrugada e todo a a equipe de filmagem da Billabong já estava de prontidão inclusive helicóptero filmando para o próximo filme da marca. Enquanto caminhava pelo reef assisti um lindo tubo do Parko e não tive dúvida que era o dia D. A disputa pelas ondas no outiside não era fácil. Pranchas partidas, cortes na rasa bancada e stress pela raberação eram vistos facilmente, porém sintonizado com a energia do lugar e muita paciência, conseguimos surfar as melhores ondas da vida.

Foi no final de tarde do segundo dia com maré seca, por do sol mágico e a galera vibrando de pé sobre a bancada que fiz meu “best rider” passeando por dentro do salão ao som do uhulllll vindo de fora e de dentro da água. Nunca esquecerei esse momento. De cabeça feita e com o sorriso da lua nova, partimos de volta para Bali, viajamos durante a noite e amanhecemos em Keramas, uma direita fantástica. Apesar da cansativa viagem de 8 horas entre os picos, a expectativa era enorme.

Logo no primeiro confere das condições não tive dúvida da qualidade das ondas. Séries de 4 a 6 pés bombando no line up e crowd reduzido. Em Desert e G-land havia surfado em meio a crowd pesado, com muita raberação e desrespeito, em Keramas foi bem diferente, os balineses eram poucos e bastante amigáveis e dessa forma a fila andou tranquilamente, sem stress e todos fizeram a cabeça. As fotos deste dia são de arquivo pessoal, porém voltamos no dia seguinte com o fotógrafo profissional Everton Luis e fizemos outra sessão com ondas já menores mas ainda sim de qualidade absoluta!!!

P.S.: Enquanto descansava, sentado no warung a beira do mar, admirando a beleza do lugar, fiquei chocado com a quantidade de lixo que fluía do rio para o mar de frente para a onda. Conversando com os locais, disseram que o riacho passava por várias comunidades onde as pessoas não tinham a mínima consciência sobre o lixo que produziam. Infelizmente nossos paraísos estão cada vez mais poluídos.

Heverson Costa Biólogo/Consultor Ambiental e Freesurfer

(FC Surfboards/ VOOK)